Henrique - Atleta e ex-educando Passionista - São Paulo da Cruz

Do Passionista para o Palmeiras: a trajetória de Henrique no Basquete!

Ex-educando do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, Henrique iniciou sua jornada no basquete nos Cursos do BEM, com os professores Fumaça e Marcelo Leão. Com dedicação e muito treino, ele trilhou um caminho de superação até chegar ao Palmeiras e, em 2024, alcançar o sonho de defender a Seleção Brasileira Sub-15!

 

Confira a entrevista completa com o ex-educando Henrique:

"Meu nome é Henrique, tenho 15 anos e sou ex-educando do Colégio Passionista São Paulo da Cruz. Sou atleta e jogo basquete pelo Palmeiras. Tive a grande alegria e honra de ser convocado, no ano passado, para a Seleção Brasileira.

Sempre fui o mais alto entre meus colegas, mas, durante a pandemia, comecei a me interessar mais pelo basquete. Quando as aulas presenciais voltaram, em 2022, no Passionista, comecei a praticar basquete nos Cursos do BEM, com o professor Fumaça e o professor Marcelo Leão. Além disso, também participei de um projeto amador fora da escola, chamado Projeto Wolf. Tanto o Fumaça quanto o Marcelo me incentivaram a procurar peneiras para entrar em algum time, federado ou não.

Fiz um teste no Clube Guapira, mas fui reprovado. No entanto, recebi uma oportunidade no Clube Espéria, onde passei na seletiva e fui aceito no time. Em 2023, comecei o ano jogando pela Federação Paulista pelo Espéria, no Campeonato Paulista Sub-14. Também participei do Sul-Americano, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e, ao longo do ano, fui evoluindo. Fiz uma ótima temporada e recebi alguns convites para jogar em 2024.

Em 2024, escolhi o Palmeiras, onde tive uma excelente temporada no Sub-15 e disputei as classificatórias do Campeonato Brasileiro, no qual o Palmeiras se sagrou campeão. Logo em seguida, veio a tão sonhada convocação para a Seleção Brasileira Sub-15. Esse é o maior objetivo que qualquer atleta pode alcançar. Só o fato de representar o país onde nasci já é uma grande alegria!

Fiquei concentrado por duas semanas com mais 17 atletas. Infelizmente, seis foram cortados, mas consegui permanecer no grupo e joguei pela Seleção no Campeonato Sul-Americano, realizado na cidade de Passagem, no Equador. Foi uma experiência incrível: jogar em outro país e conhecer atletas diferentes. Sou muito grato a Deus por essa oportunidade na minha vida.

Quando a convocação da Seleção terminou, voltei ao Palmeiras, no fim de 2024. Mais uma vez, recebi propostas de outros clubes, mas optei por permanecer no Palmeiras, pois acredito que, neste momento, seja o melhor para minha carreira.

Minha vida mudou bastante. Precisei sair do Passionista para ficar mais perto do Palmeiras, garantindo que eu chegasse a tempo nos treinos e pudesse conciliar minhas outras atividades. Ser atleta exige muita disciplina, dedicação e foco. É um grande sacrifício, pois, além dos treinos, ainda preciso estudar e me preparar fisicamente. Mas estou muito feliz, porque estou colhendo os frutos desse esforço!"

Clique aqui e veja as fotos no Colégio Passionista São Paulo da Cruz