São Paulo da cruz

Em um Bairro bem diferente do que é hoje Tucuruvi, - poucas casas, pouco trânsito, pouco comércio, pouquíssimas escolas, muita área verde - foi fundado o Colégio São Paulo da Cruz.  Este foi o seu primeiro nome.

Era 1934. Madre Annunciata Innanzi, então Superiora Provincial e uma das fundadoras da Congregação Passionista no Brasil, foi quem idealizou a fundação da nova escola que teve dois objetivos iniciais: responder aos apelos da comunidade do bairro de Tucuruvi, tendo em vista a educação e formação cristã das crianças e possibilitar um lugar de maior salubridade para as irmãs, pois estava muito próximo da Serra da Cantareira.

O Colégio São Paulo da Cruz iniciou suas atividades educativas no dia 02 de fevereiro de 1934 em uma pequena casa alugada com dois cômodos. A matrícula inicial foi de 64 alunos.

Em 1936 a escola foi registrada com o nome Externato São Paulo da Cruz, porém continuou a ser conhecido com o seu nome inicial.

Em 1942 passou a ser chamado Educandário São Paulo da Cruz nome que conservou até 2004 quando voltou ao nome inicial, ao ser organizada a Rede Passionista de Educação, passando a ser chamado Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

Novas construções e reformas marcaram sua história no desejo de um melhor atendimento e bem estar aos alunos e Irmãs comprovando assim o caráter dinâmico e empreendedor das Irmãs Passionistas em sua missão educativa.

Em 1974 foi construído o hoje chamado bloco B; em 1980 o bloco C.

Em 1995 foi adquirido o Centro de Educação Ambiental Recanto Paulo da Cruz que integra o Colégio como local de prática educativa experimental, ambiental, de formação religiosa, de lazer e de encontro das famílias.

A última construção, o bloco E, em 1998, resultou no belo, confortável e bem aparelhado prédio que compõe a formosa e moderna estrutura que apresenta este educandário atualmente.

Além dessa estrutura física o Colégio Passionista São Paulo da Cruz procura realizar no seu cotidiano a Proposta Pedagógica Passionista que se inspira na formação a partir de uma visão felicitária para a construção pessoal e coletiva de uma comunidade educativa onde todos possam afirmar: ''Aqui nós somos felizes''.

Para realizar seus objetivos o Colégio Passionista São Paulo da Cruz segue fazendo educação, sempre de modo inovador e atual, sem perder a motivação e a qualidade que o acompanhou desde 1934.

Para desenvolver suas atividades educativas oferece uma estrutura física moderna de acordo com os padrões de uma entidade educacional de qualidade para construir uma história educativa, sempre de um jeito novo e com renovado ardor e voz profética, procura concretizar no cotidiano seu lema: Educando para a Vida.

Mantém os cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio para um universo de 1150 educandos.

Faz parte da Rede Passionista de Educação e é mantido pela Associação Protetora da Infância - Província do Paraná

Conheça o site do Colégio São Paulo da Cruz

Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo