Santa Gema

Tudo começou quando o Sr. Arcebispo Metropolitano da época, D. José Gaspar de Afonseca e Silva, percebeu que estava faltando escola católica no Tremembé e pediu para as Irmãs Passionistas se encarregarem dessa tarefa. A Superiora Provincial que era a madre Anunciata Innanzi levou à frente este projeto e em 23 de dezembro de 1940, inaugurou oORFANATO e EXTERNATO SANTA GEMA

Era o ano da Canonização de SANTA GEMA GALGANI e a ela foi confiada à proteção da casa destinada a menores enviados pela Liga das Senhoras Católicas, órgão de assistência social.

Mas aqui, no Tremembé morava pouca gente e como tinham poucas alunas, em 1944 as Irmãs resolveram se dedicar só aos menores órfãos de 4 a 12 anos de idade.

As coisas foram mudando, o bairro foi ganhando novos moradores e em 1946 os meninos internos foram transferidos para o Educandário D.Duarte e foi criado o EDUCANDÁRIO SANTA GEMA.

A quantidade de alunos aumentava a cada dia. Só que aqui não tinha classe de 5.ª a 8.ª série, que eram chamadas deGinásio. E é claro que ninguém queria ir embora. Então, em 1965 aconteceu a primeira turma de ginásio, com apenas 21 alunos. Passou a chamar-se GINÁSIO SANTA GEMA.

Com o passar do tempo e aumento de alunos veio à solicitação da continuidade dos estudos para o Segundo Grau, hoje chamado de Ensino Médio, que foi aprovado para iniciar a primeira turma em 1998, com uma sala de 42 alunos.

Com várias mudanças no decorrer do tempo passou a COLÉGIO PASSIONISTA SANTA GEMA,  em 22/12/2003.

Hoje, o nosso colégio conta com 464 alunos. Muitos de nossos educandos entram na Educação Infantil e só saem quando terminam o Ensino Médio.

Nada da história deste colégio foi feito num toque de mágica, saibam que não foi não. A luta foi grande e muita gente trabalhou imensamente. Mas, é assim mesmo, quando se acredita numa boa causa, a gente luta com vontade e com muito carinho.

ORFANATO, EXTERNATO, EDUCANDÁRIO, GINÁSIO e hoje COLÉGIO PASSIONISTA SANTA GEMA, o que importa é  que o SANTA GEMA está completando 71 anos.

Delta Tech - Gerenciamento de Conteúdo